A importância de Londres

Posted: 22 de Novembro de 2010 in Inglaterra

No século XVIII, Londres assumiu o papel de centro da economia mundial. Embora outras cidades já tivessem desempenhado esse papel (Lisboa, Sevilha, Amesterdão,…), Londres assentava o seu poderia em: ser a capital das Ilhas Britânicas (nas quais se desenvolvera um poderoso mercado interno); bem como ser o centro de um Império distribuído pelos cinco continentes.

A capital de Inglaterra possuía o monopólio de todas as movimentações de produtos britânicos, com todas as províncias a trocar os seus produtos por intermédio de Londres, graças ao fim das portagens internas e das alfândegas.

O Reino Unido estava num período de grande prosperidade financeira, graças à estabilidade da libra esterlina (criando confiança entre os circuitos de crédito), e também ao Tratado de Methuen, que levara a Inglaterra a ter acesso ao ouro do Brasil (isto revelaria extrema importância, quando ocorreu a adopção do ouro como padrão monetário, ficando a prata reservada para o comércio britânico com o Báltico, a Holanda, a Rússia, o Mediterrâneo e o Oriente).

O centro deste sistema financeiro inglês era o Banco de Inglaterra (fundado em 1694) e que realizava: emissão de notas, transferências bancárias e concessão de empréstimos. Nos finais do século XVIII um grande número de bancos privados estabeleceram-se, e revelar-se-iam fundamentais para a implementação definitiva da Revolução Industrial, bem como para ajudar a estabilidade financeira inglesa.

Deixe um comentário